mkt21.png
Buscar
  • Market21

everis

Consultoria ajuda empresas a avaliarem seus processos para que sejam desenvolvidos produtos e serviços de alta qualidade para os consumidores, inclusive de acessibilidade para atender às demandas de mais de 45 milhões de brasileiros com necessidades especiais



A everis, consultoria multinacional de negócios e TI, com o objetivo de auxiliar as empresas a aperfeiçoarem produtos e serviços oferecidos aos consumidores, oferece consultoria estratégica para avaliação de qualidade e implementação de soluções tecnológicas. Esta consultoria é feita pela área de Qualidade, que conta com 30 profissionais especializados na realização de testes funcionais, técnicos e práticos para avaliação de capacidade e desempenho, obtenção de resultados de negócios e qualificação da experiência dos usuários.


A área de Qualidade é responsável por garantir que softwares e aplicativos atendam, não só às expectativas dos profissionais de negócios, mas assegurem melhor atendimento aos clientes e maior acessibilidade às pessoas com necessidades especiais. “Nossa equipe realiza testes de funcionalidade, automatização, ambiente e massa (volume de operações) a fim de garantir a qualidade dos softwares desenvolvidos, ou seja, que atendam às demandas corporativas e às expectativas dos consumidores”, afirma Thaís Cassiano Cibim, gerente de Qualidade da everis Brasil.


Segundo ela, atualmente, a área tem como principais clientes empresas B2C (Business to Consumer), dos setores financeiro, de seguros, telecomunicações, varejo e saúde, entre outros, e tem constatado um aumento significativo na demanda por soluções tecnológicas que garantam maior acessibilidade aos clientes a fim de contemplar todos os públicos. “O intuito das empresas é oferecer produtos e serviços mais personalizados, eficazes e fáceis de utilizar, visando ampliar as oportunidades de negócios também junto a um público superior a 45 milhões, que tem algum tipo de deficiência visual, auditiva, intelectual, cognitiva, motora ou de mobilidade, garantindo maior inclusão digital”, explica Thais.


Entre os testes realizados pela everis estão validações das experiências dos clientes no geral; verificação da qualidade de leitura do leitor de tela; facilidade de navegação, clareza e objetividade das informações para atender às pessoas com dificuldades de cognição; tamanho das letras na tela para facilitar a leitura por pessoas idosas ou com deficiência visual parcial; de semântica das palavras para compreensão de surdos, entre outros.


“A ideia é auxiliar estes consumidores especiais a ter privacidade e autonomia, independentemente das condições de saúde ou do avanço da idade, especialmente porque a maior acessibilidade garante sua inclusão digital, com qualidade e segurança, trazendo benefícios para as pessoas e os negócios, que são beneficiados com a fidelização dos clientes, geração de novos leads, melhoria da competitividade e dos resultados financeiros”, ressalta a gerente.


Esta área da everis trabalha focada em assegurar a conformidade dos softwares e aplicativos com à Lei Nacional de Acessibilidade (nº 10.098), às regras Web Content Acessibility Guidelines (WCAG); à Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/15), o Decreto Federal n°5.296 e o Marco Civil da Internet, entre outras regulamentações. Entre seus especialistas 50% têm alguma necessidade especial, justamente para uma melhor compreensão das dificuldades, limitações e expectativas deste público.


Em sua atuação, a área de Qualidade prima pela agilidade nos ciclos de entrega de projetos, com metodologias capazes de antecipar erros e reduzir retrabalho, bem como ferramentas de suporte e automação de gerenciamento, visando sempre qualidade, eficiência a longo prazo e melhor retorno de investimento.  As empresas podem contratá-la para atuar em projetos integrais ou apenas de consultoria.


Os projetos de acessibilidade consistem nas seguintes etapas: 1)  imersão na infraestrutura tecnológica e de negócios do cliente para identificar pontos fortes e fracos; 2) identificação das melhorias de acessibilidade necessárias para atender às leis nacionais e à WCAG; 3) indicação de ações a serem desenvolvidas para garantir a aderência legal e a qualidade no atendimento aos consumidores; 4) desenvolvimento de soluções ou adequação efetiva.


Se a empresa contrata só consultoria, o trabalho da everis se encerra na etapa 3. Quando é contratado um projeto completo, a everis fica incumbida de atuar até a entrega do produto/serviço ao consumidor final. Dependendo de seu escopo, os projetos de acessibilidade podem durar de um a cinco meses


Concluído o projeto de acessibilidade da everis, a empresa pode se certificar dentro dos padrões internacionais de acessibilidade WCAG 2.1, pois os testes de conformidade são realizados também por analistas com deficiência, o que assegura que a experiência de uso é satisfatória para os clientes.


“Mas a acessibilidade é só uma parte do trabalho, nossa área atua com base no cenário empresarial, desde a concepção de aplicativos e softwares, passando por sua validação diante das demandas dos negócios, avaliação de massa de dados e comparações dos resultados obtidos com os esperados até sua efetiva disponibilização ao mercado”, conclui Thaís


Sobre a everis


A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização. A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, serviços públicos, telecomunicações, administração pública e saúde, obteve um faturamento de 1.4 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, conta com mais de 24.500 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 18 países.


A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização. Para mais informações, visite www.nttdata.com.


12 visualizações

+55 (11) 2844-1921
Email: contato@market21.com.br

Av Marcos Penteado  de Ulhôa Rodrigues, 4053 - Sala  303D - Tamboré CEP: 06543-001 - Santana do Parnaíba - SP

  • LinkedIn Market21
  • Curta nossa página
  • Vídeos Markete 21

​​​​© 2019 desenvolvido por Market21 Comunicação - Todos os direitos reservados